48 Bureau Digital

Nascimento
Sempre que mencionamos algum conteúdo sobre o uso adequado das cores, fazemos isso citando o uso de paletas de cores, harmonia de tons e outras teorias a respeito. É sempre importante ter embasamento teórico para entender como as cores são processadas na nossa mente, como as vemos e como elas interagem entre si. Essa teoria é fundamental para desenvolver suas próprias técnicas e enveredar nesse mundo sensacional e tão importante para nós, designers.
Além da teoria, é importante dispor de ferramentas que auxiliem você no desenvolvimento e na composição das harmonias que você imprime ao seu projeto ou layout. Essas ferramentas estão presentes em quase todos os programas que utilizamos, apesar de alguns profissionais não terem a noção exata de como funcionam. Por isso, resolvemos abordar o tema de forma específica, mostrando uma ferramenta que pode agregar em muito o dia-a-dia do designer gráfico.
Todos nós sabemos que a harmonia cromática se dá pelo equilíbrio entre as cores aplicadas ou contrastes simultâneos da cores, onde cada harmonia é chamada de acorde. Sabemos também que a harmonia perfeita na mistura das cores (cores luz ou cores primárias) é o branco total. Finalmente, sabemos (ou deveríamos saber) que quanto mais nos aproximamos do branco – na soma total das cores – mais próximos estamos do melhor contraste visual ou da melhor paleta de cores.






Comentários